Secretaria de Municipal de Desenvolvimento Econômico e Coordenação de Gestão

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Coordenação de Gestão se encarrega das políticas, ações e programas destinados ao desenvolvimento econômico da cidade de Teófilo Otoni. Sua atuação tem foco na atração de investimentos, no crescimento dos negócios no município, na consolidação dos arranjos produtivos locais e no desenvolvimento das empresas.

Atua ainda em parceria com entidades representativas dos setores produtivos e órgãos governamentais com a missão de impulsionar o desenvolvimento econômico sustentável do município, proporcionando maior geração de emprego e renda e redução das desigualdades locais. Desenvolve, ainda, o planejamento da atividade turística no Município, através de ações de capacitação dos profissionais do setor, e de promoção da cidade como destino de Turismo de Negócios e Eventos.

• Endereço: Av. Dr. Luiz Boali Porto Salman, 230 – Centro
  • CEP: 39802-900
  • Telefone: (33) 3529-2278 / (33) 3529-2247
  • E-mail: smdec@teofilootoni.mg.gov.br
  • Horário de atendimento ao público: 08h às 13h

O secretário

Tarcilei Mariniello de Brito

Possui graduação em Gestão de Cooperativas pela Universidade Federal de Viçosa (2009). Pós Graduação em Gestão Pública e Sociedade como foco em Políticas Públicas de Economia Solidária pela UFT – Universidade Federal do Tocantins (2012). Já desenvolveu trabalhos como Consultor nas áreas de Desenvolvimento Territorial, Associativismo, Cooperativismo e Economia Solidária. Atualmente é contratado como Coordenador do Projeto?Fomento e Fortalecimento Organizacional de Redes de Cooperação Solidária? que prevê ações de fortalecimento para Redes de Empreendimentos Econômicos Solidários articulados através de Cadeias Produtivas e Arranjos Econômicos Territoriais e setoriais de produção, comercialização e consumo sustentáveis solidários, fruto de convênio celebrado entre a Unicafes – União Nacional de Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária e o MTE – Ministério do Trabalho e Emprego através da SENAES, Secretaria Nacional de Economia Solidária. Paralelo a esse trabalho é Técnico de Campo do CEADES – Centro de Estudos e Apoio ao Desenvolvimento no Programa "Mais Gestão" do MDA – Ministério do Desenvolvimento Agrário atendendo as cooperativas da agricultura familiar beneficiadas pelo programa no estado de Goiás. Atua também de forma eventual como professor bolsista do Pronatec Campo pelo IFB – Instituto Federal de Brasília no curso de cooperativismo. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão de Cooperativas.