Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável

Tem como missão Cuidar, proteger e recuperar o meio ambiente para as gerações presentes e posteriores, através de políticas públicas socioambientais. Sensibilização e fomento ao desenvolvimento sustentável e integração da população para as questões ambientais em todos os aspectos.

• Endereço: Av. Dr. Luiz Boali Porto Salman, 230 – Centro
  • CEP: 39802-900
  • Telefone: 55 (33) 3529-2292
  • E-mail: meioambiente@teofilootoni.mg.gov.br
  • Horário de atendimento ao público: 08h às 13h

O secretário

Sérgio Marcos Franca Cardoso

Possui graduação em Gestão Ambiental pela Universidade Norte do Paraná (2013).
Ocupou o cargo de Gerente Regional do Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais – IDENE
Possui experiência na área de Recursos Florestais e Engenharia Florestal, com ênfase em Recuperação de Areas Degradadas

Ações

1. Planejamento e coordenação da Gestão Ambiental Integrada no Município, com vistas à manutenção dos ecossistemas e do desenvolvimento sustentável;
  2. Planejamento e manejo da arborização urbana municipal;
  3. Fiscalização e aplicação das normas ambientais no município;
  4. Elaboração e coordenação de ações voltadas para a proteção ambiental;
  5. Desenvolvimento de programas de sensibilização e educação ambiental;
  6. Estabelecimento de cooperação técnica e institucional com organismos municipais e estaduais, visando à proteção ambiental e ao desenvolvimento sustentável de Teófilo Otoni;
  7. Analise da integração das obras civis com o meio ambiente;
  8. Analise de projetos de parcelamento de solo;
  9. Monitoramento e controle de Estações de Rádio base;
  10. Apoio à proteção da fauna silvestre

Estrutura Organizacional

Controle de Estações de Radio Base

Telefone: 55 (33) 3529-2282

Manejo da Arborização Urbana Monitoramento e Licenciamento de Atividades Ambientais

Emissão de Dispensa de Licenciamento

Urbanismo e Interação das Construções com o Meio Ambiente

Campanhas de Sensibilização e Educação Ambiental

Projetos de Áreas de Lazer e Paisagísticos

Projetos Ambientais Diversos em Parceria com Universidades e Órgãos Ambientais

Telefone: 55 (33) 3529-2282

Teófilo Otoni Sustentável:
O programa Teófilo Otoni Sustentável visa a adequação e a melhoria da qualidade ambiental do município através da integração com diversas instituições, empresas e órgãos ligados a esta área.
Foram divididos quatro grupos para andamento dos trabalhos: Água, Terra, Verde e Educação Ambiental. Cada grupo fica responsabilizado por elaborar um projeto a cerca da temática do nome. Os projetos serão lançados brevemente.
Pagina no facebook: http://www.facebook.com/pages/Teófilo-Otoni-Sustentável/

Teófilo Otoni Mais Verde:
Este projeto atende os inúmeros problemas oriundos da arborização urbana municipal, através da catalogação de áreas para plantio, analise das árvores presentes na cidade para determinação de medidas prévias e, posteriormente, elaboração de um mapeamento arbóreo do município com priorização das árvores problemáticas.