assistencia

É o conjunto de ações voltadas à promoção, proteção e recuperação da saúde, tanto individual como coletiva, tendo o medicamento como insumo essencial e visando ao acesso e ao seu uso racional. Este conjunto envolve pesquisa, desenvolvimento e a produção de medicamentos e insumos, bem como a sua seleção, programação e avaliação de sua utilização, na perspectiva da obtenção de resultados concretos e da melhoria da qualidade de vida da população. Resolução nº 338/2004 – CNS

Informações sobre a dispensação de medicamentos no SUS de Teófilo Otoni/MG

Introdução:

São diversos os órgãos que dispensam medicamentos no SUS de Teófilo Otoni. Buscando orientar o usuário sobre acesso e uso racional, aqui são apresentadas as Listas de cada componente, onde encontrar e quais são os critérios para dispensação, além de informações sobre o uso correto do medicamento.

Como não é permitido o uso do nome comercial (marca), os medicamentos aparecem aqui com o nome genérico. Caso a receita seja prescrita com o nome comercial, é necessário que o paciente procure o farmacêutico mais próximo de sua residência para que seja informado do nome genérico do fármaco prescrito e se faz parte das Listas do SUS.

Algumas definições

 

REDE PRÓPRIA: farmácias mantidas pelo poder público, aqui chamadas de farmácias públicas (governos municipal, estadual e federal).

FARMÁCIA POPULAR DO BRASIL: farmácia pública que faz parte da Rede Própria e é administrada pela Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde. Dispensa medicamentos mediante copagamento (usuário paga uma parte, 10%) e totalmente gratuitos (usuário não paga nada). Só existe uma no município, na Rua Francisco Sá 222 – centro – telefones 3522-6902 e 3522-2142.

» Acesse os medicamentos disponibilizados nas unidades da Rede Própria do Programa Farmácia Popular

AQUI TEM FARMÁCIA POPULAR: farmácias particulares contratadas pelo Ministério da Saúde para dispensação de medicamentos e fornecimento de alguns correlatos mediante copagamento (usuário paga 10%) ou totalmente gratuito (usuário não paga nada). Não há vínculo dessas farmácias com a Prefeitura Municipal.

» Conheça a lista dos medicamentos disponibilizados para venda nas drogarias e farmácias credenciadas no Aqui Tem Farmácia Popular

» Confira o elenco de medicamentos gratuitos para hipertensão, diabetes e asma que integram o “Saúde Não Tem Preço” 

FARMÁCIA DO POVO: farmácia pública que faz parte da Rede Própria, administrada pela prefeitura/SMS-TO e que dispensa todos os medicamentos dos componentes Básico e Estratégico totalmente gratuitos. Só existe uma no município e está situada na Rua Bernarda Laender 277 – centro, perto da rodoviária – telefone 3529-2333.

FARMÁCIA DA SUPERINTENDÊNCIA REGIONAL DE SAÚDE: farmácia pública que faz parte da Rede Própria, administrada pelo governo estadual, dispensa medicamentos considerados de alto custo. Só existe uma e está situada no bairro Grão Pará, no local da antiga SUCAM. Telefone: 3529-4050.

» Confira a Relação de Medicamentos de Alto Custo disponibilizados pela SES/MG

FARMÁCIA DO CAPS-I (Centro de Atenção Psicossocial): órgão da Secretaria Municipal de Saúde que dispensa medicamentos da Portaria SVS/MS 344/98 (controlados).

FARMÁCIA DO CONSÓRCIO MUNICIPAL DE SAÚDE: farmácia particular que dispensa medicamentos para DST/AIDS.

FARMÁCIA HOSPITALAR: farmácia pública que dispensa medicamentos somente para pacientes internados no Hospital Municipal Raimundo Gobira ou em atendimento de urgência/emergência.