Sonho realizado: cerca de 150 pacientes são beneficiados em Mutirão da Catarata

A medida contemplou usuários do SUS da cidade e região que há tempos aguardavam por uma cirurgia na visão

O Prefeito Daniel Sucupira desejou uma boa recuperação aos pacientes

Ao longo de dois dias, 19 e 20/10, pacientes de Teófilo Otoni e região lotaram o Hospital Bom Samaritano para serem beneficiados no Mutirão da Catarata. A ação faz parte de uma estratégia ampla do Ministério da Saúde com o intuito de reduzir o número de pessoas que estão na lista de espera em todo o país por uma cirurgia da visão.

De acordo com o secretário municipal de saúde, Tarcirlei de Brito, assim que o Governo Federal decretou a portaria com a dotação orçamentária, o governo municipal providenciou para atender à demanda de várias pessoas que aguardam pela cirurgia. “Felizmente, com esse mutirão, o sonho de muitos de enxergar de novo a luz do dia virou uma realidade. É o primeiro mutirão de catarata do nosso governo, com a realização de 140 cirurgias, 100 destinadas para pacientes daqui da cidade e 14 para os da região”, declarou o secretário. Segundo ele, a ação mobilizou as equipes do hospital e da secretaria, para total apoio e acolhimento aos pacientes e acompanhantes.

A expectativa da coodenadora da regulação da Secretaria Municipal de Sáude é de que mutirões de atendimento continuem

A coordenadora da Regulação da Secretaria de Saúde, Maria de Lourdes Torres, foi uma das integrantes dessa equipe. De acordo com ela, o mutirão contou com três médicos que vieram de Belo Horizonte, além de anestesista, cirurgião e enfermeiros. “A proposta do Ministério da Saúde é que no ano que vem, essa estratégia de atendimento em série continue. Tem outras doenças que também foram contempladas para serem realizadas em mutirão, como adenoide, colecistectomia e hérnia”, destacou Torres.

Segundo o médico Breno Nogueira, a cirurgia de catarata é rápida, e a recuperação também

Um dos médicos que atenderam no mutirão, o oftalmologista Breno Nogueira, explicou que a catarata é uma doença típica da 3ª idade, mas pode acometer os mais jovens. “Ela faz parte do envelhecimento normal dos olhos. Se apresenta em uma parte do olho que é a lente natural que nós temos chamada cristalino, que ao perder a transparência, começa a apresentar um sintoma de visão embaçada. A cirurgia consiste na substituição do cristalino por uma prótese, que é a lente intraocular. A cirurgia, apesar de ser muito complexa, é rápida, e a recuperação também”, explanou Nogueira.

Paulo Pessoa fez a cirurgia para evitar que a doença se agravasse

O teófilo-otonense Paulo Pessoa, 61 anos, fez a cirurgia no olho direito. Ele disse que aguardava pela operação há cerca de dois anos, mas que o problema estava em estágio inicial. “O médico me recomendou a cirurgia para evitar que a catarata se agravasse. E foi tranquilo, deu tudo certo”, contou.

Ao lado da esposa Teresinha Alves, o aposentado Paul Kiihl disse que aguardava pela cirurgia há quase dois anos

Acompanhado da esposa, o aposentado Paul Kiihl, 69 anos, aguardava pela cirurgia com esperança de recuperar a boa visão nos dois olhos. “Desde janeiro de 2016 descobri que estava com a doença, sentindo a visão embaçada. Desde então, minhas vistas pioraram e comprometeram algumas atividades que eu fazia, como levar minha neta de carro até a escola. Fiquei muito feliz ao saber que iria ser contemplado neste mutirão, porque tem tanta gente precisando. Parabenizo o prefeito e sua equipe de governo por ter conseguido trazer esse benefício para nossa região, que a gente sabe que os recursos estão mais escassos”, pontuou Kiihl.

O Multirão de Catarata faz parte de uma medida do Ministério da Saúde a fim de reduzir o número de pessoas na fila de espera
O Mutirão de Catarata faz parte de uma medida do Ministério da Saúde a fim de reduzir o número de pessoas na fila de espera