Teófilo Otoni conquista 1º lugar em ranking estadual de agilidade na abertura de empresas

Criada pela atual administração, Sala Mineira do Empreendedor colocou o município no primeiro lugar entre mais de 100 cidades de Minas

Desde a inauguração da Sala Mineira do Empreendedor, em média duas empresas são legalizadas por dia

No último ranqueamento elaborado em abril pela Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (JUCEMG) com os 132 municípios mineiros que oferecem o Programa Minas Fácil, Teófilo Otoni ficou em primeiro lugar através da Sala Mineira do Empreendedor. Todos os meses a JUCEMG publica a posição de cada cidade participante, e no mês de março Teófilo Otoni também se destacou, ficando com o segundo lugar.

De acordo com a responsável pelo Minas Fácil no município, Milza Alves, o ranking leva em conta o prazo de abertura de empresas via Registro Digital. “O Programa visa dar agilidade ao processo de abertura de um negócio e aqui na cidade tivemos empresas sendo formalizadas em quatro dias apenas. No mês passado, registramos em média a formalização de 24 empresas, dentre as diversas modalidades existentes como as individuais de responsabilidade limitada, as sociedades e também as de micro empreendedores individuais (MEI’s)”, explanou Alves.

Para a agente de desenvolvimento da Sala Mineira do Empreendedor, Neliane Thomaz, dá orgulho ver a cidade se destacando em meio a tantos municípios do Estado em pouco tempo de funcionamento da Sala. “Em cinco meses já despontamos em segundo lugar, e em seis meses subimos para a primeira posição levando-se em conta que somos uma cidade de interior de médio porte”, disse Thomaz. Segundo ela, desde a inauguração da Sala Mineira do Empreendedor em Teófilo Otoni, em média duas empresas são legalizadas por dia.

Além da facilidade de formalização do negócio próprio em um único lugar, obter informações e buscar o conhecimento para o desenvolvimento profissional, o empreendedor que tem sua empresa formalizada através da Sala Mineira pode ainda se tornar um fornecedor da Prefeitura. “Ele pode participar de licitações para vender produtos ou serviços a órgãos públicos do município, tem acesso a uma nota fiscal eletrônica através do Gov Digital, enfim, são muitas facilidades para o empreendedor comercializar com unidades públicas”, explicou Milza Alves.

A Sala Mineira do Empreendedor funciona na Prefeitura de Teófilo Otoni, das 8h às 16h, em anexo à Central de Tributos.