Teófilo Otoni sedia 1ª Feira de Agricultura Familiar dos Três Vales

Em três dias de feira, expositores dos Vales do Mucuri, Jequitinhonha e São Mateus apresentaram produtos da agroindústria de pequeno porte e artesanato, conectando os Três Vales com o restante do Brasil

Em três dias de feira, expositores apresentaram produtos da agroindústria de pequeno porte e artesanato

Entre os dias 29 de junho e primeiro de julho o Centro de Convenções Expominas, em Teófilo Otoni, sediou a 1ª edição da Feira de Agricultura Familiar dos Três Vales (Agrivales). O evento pioneiro no município foi promovido pela Prefeitura de Teófilo Otoni, Emater, SEBRAE e Sindcomércio. Com a apresentação de 44 estandes da agricultura familiar e 28 de fornecedores de insumos e tecnologia para o agronegócio dos Vales do Mucuri, Jequitinhonha e São Mateus, a feira atraiu cerca de 20 mil visitantes nos três dias.

Com o objetivo de aproximar pequenos, médios e grandes fornecedores junto aos agricultores familiares da região, a Agrivales contribuiu para a economia e fortaleceu o turismo de negócios na região. Além disso, a feira serviu como vitrine para exposição dos melhores produtos tradicionais dos Três Vales, como doces, conservas, cachaças, licores, biscoitos, queijos, requeijões, artesanato, criando oportunidade de venda direta para o consumidor e oportunidades de negócios com outros mercados.

Daniel destacou a importância em promover o desenvolvimento da agricultura familiar do município

Na oportunidade, o prefeito Daniel Sucupira agradeceu aos parceiros pela iniciativa que resultou num importante evento de grandes proporções econômicas para a agricultura familiar de toda a região. “Sabemos que 70% dos alimentos consumidos nas mesas das famílias brasileiras são provenientes da agricultura familiar e esta ação veio para facilitar o acesso da população aos alimentos produzidos na base da agroecologia, além de garantir a sustentabilidade das famílias que trabalham neste setor. Estamos buscando diariamente promover o desenvolvimento da agricultura familiar do município”, destacou o prefeito.

Anderson Cabido pontuou que a feira é uma grande oportunidade de expansão econômica da capital mundial das pedras preciosas

O técnico do SEBRAE Minas, Anderson Cabido, pontuou que a feira é uma grande oportunidade de expansão econômica da capital mundial das pedras preciosas. “Vejo o evento como  uma retomada do posicionamento de Teófilo Otoni como uma cidade que lidera uma região em busca do desenvolvimento econômico.  Esta ação olha sobretudo para as potencialidades que não tiveram historicamente a atenção merecida do poder público, instituições e entidades, mas que hoje se uniram em torno desta feira para mostrar toda a importância deste segmento”, concluiu Cabido.

O expositor Jaime Alves Ferreira agradeceu a oportunidade de a cidade sediar um evento que abraça os agricultores da região. “Trata-se de um momento para conhecermos, tirarmos dúvidas e termos oportunidades de acesso à políticas públicas que possam contribuir para o desenvolvimento socioeconômico da agricultura familiar da região”, disse Jaime.

Além da mostra de produtos da terra, a Agrivales investiu ainda em outras atrações como apresentações culturais, o seminário “Oportunidades para a cultura do café nos Três Vales” e também o Encontro da Mulher Rural. O renomado chef Eduardo Avelar, membro da frente da Gastronomia Mineira e do Núcleo de Coordenação do Programa Mais Gastronomia, também participou da feira com apresentação do Cozinha Show, com pratos típicos das mestras cozinheiras de Capelinha, Diamantina, Teófilo Otoni e Almenara.

Publicado em 03/07/2018, em Sem categoria.