Feira Internacional de Pedras Preciosas

Os eventos comerciais movimentam grande fluxo de capitais e pessoas todos os anos em Teófilo Otoni. O calendário diversificado de feiras, exposições, eventos culturais, técnicos e científicos, aliado a uma boa infra-estrutura urbana e de apoio ao turismo, tem atraído cada vez mais turistas à região. Além disso, a cidade é reconhecida mundialmente como um pólo de lapidação e comercialização de pedras preciosas e semi-preciosas, o que a torna ainda mais atraente para diversos perfis de visitantes, principalmente durante o período em que é realizada a Feira Internacional de Pedras Preciosas.

A FIPP – Feira Internacional de Pedras Preciosas de Teófilo Otoni é uma Feira de caráter comercial, realizada anualmente na cidade através de uma parceria entre a Associação dos Comerciantes e Exportadores de Gemas e Jóias do Brasil-GEA, a Associação dos Corretores e Comerciantes de Pedras Preciosas-ACCOMPEDRAS  e a Prefeitura Municipal de Teófilo Otoni-PMTO. A Feira acontece no  Centro de Convenções Expominas IV, um moderno centro de convenções, e conta com  stands VIPs e  stands coletivos, além de praça de alimentação e espaço de convivência. A Feira reúne expositores de todas as qualidades de gemas produzidas no país – tanto brutas como lapidadas – e também espécimes de coleção, além de artesanato e bijuterias em pedras. Entre os produtos em exposição e para comercialização destacam-se as pedras preciosas brutas e lapidadas. São belos exemplares de berilos, crisoberilo, turmalina, quartzos, espodumênio, opala, calcita, dentre outras, além de espécies para colecionadores, jóias, artesanato mineral, máquinas, equipamentos, serviços, órgãos oficiais, etc.

No período de sua realização, a FIPP atrai em torno de 20.000 visitantes, que movimentaram toda a região de Teófilo Otoni. São registrados expositores e visitantes provenientes de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, Bahia, Espírito Santo, Piauí, Distrito Federal, Goiás, Tocantins, além de visitantes e comerciantes dos seguintes países: Argentina, Uruguai, Peru, Colômbia, EUA, Canadá, Portugal, Espanha, França, Alemanha, Suíça, Itália, Noruega, Austrália, Índia, China, Japão, Tailândia, Hong Kong e Ilhas Virgens.

A infra-estrutura do evento conta também com vários serviços à disposição do visitante e do expositor durante todo o período da feira, como serviço de lanchonete, restaurantes, climatização, vigilância eletrônica 24 horas, policiamento, intérprete em inglês, japonês, alemão, espanhol, informações sobre a cidade, acompanhamento policial para os expositores que estivessem transportando valores na cidade (do hotel para a feira, da feira para o hotel, do aeroporto para o hotel e do hotel para o aeroporto).

O objetivo geral da FIPP é promover o comércio de pedras preciosas no seu principal centro brasileiro de beneficiamento e comercialização, que é a cidade de Teófilo Otoni, promovendo concomitantemente o turismo na região.

Além da FIPP, outros eventos importantes são realizados ao longo do ano em Teófilo Otoni como a Feira da Construção Civil do Norte/Nordeste de Minas-Construnor, a Mostra Empresarial e Industrial do Nordeste Mineiro- Exponor; a Exposição Agropecuária dos Vales do Mucuri, Jequitinhonha e São Mateus, o Teófolia-Micareta de Teófilo Otoni, o Festival Nacional de Teatro de Teófilo Otoni-FESTTO, dentre outros eventos importantes.

Acompanhe a programação de eventos em Teófilo Otoni no ícone: CALENDÁRIO DE EVENTOS