Um dia para conscientizar sobre o uso legal de medicamentos

Instituições se juntam para orientar a população sobre os riscos da automedicação

Em alusão ao Dia Nacional pelo Uso Racional de Medicamentos, celebrado nesta sexta-feira, 05 de maio, o Conselho Regional de Farmácia, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, com o Curso de Farmácia da Universidade Presidente Antônio Carlos (UNIPAC), e o SESC/MG, realizou durante toda a manhã na Praça Tiradentes uma ação para orientar a população sobre questões relativas ao uso de medicamentos.

IMG_2658 IMG_2661

A ação teve como tema: “Medicamento é coisa séria”, nunca tome medicamentos sem orientações de um profissional da área da saúde. A Coordenadora da Assistência Farmacêutica Municipal, Ludmila Soares, explicou o encontro de diversos profissionais da área farmacêutica para falar da importância do uso racional dos medicamentos. “Estão sendo distribuídos folhetos explicativos para orientar à população de como administrar as medicações, quando deve fazer uso continuo ou não. Além disso, os interessados poderão medir a pressão arterial e fazer teste glicêmico”, ressaltou.

IMG_2651
Coordenadora da Assistência Farmacêutica Municipal Ludmila Soares

A Assessora do Conselho Regional de Farmácia Municipal, Aparecida Ferreira Oliveira, destacou sobre o dia nacional conscientização pelo uso correto dos medicamentos. “Daí a importância de abordarmos a população, para fazer uma reflexão da periculosidade da automedicação. Os medicamentos estão entre as principias causas de intoxicação no Brasil, ficando atrás apenas dos acidentes com animais peçonhentos”, salientou.

IMG_2653
Assessora do Conselho Regional de Farmácia Municipal Aparecida Ferreira Oliveira

Passando pela Praça Tiradentes, o Sr. Wollfram Mozart aproveitou a ação para fazer o teste de glicemia e aferir a pressão. Ele recebeu orientações dos profissionais da saúde e se revelou satisfeito com o atendimento. “Nós temos a cultura de nos medicarmos por conta própria, e hoje, ouvindo as orientações aqui dos farmacêuticos pude perceber o quanto pode ser prejudicial para nossa saúde”, explicou.

IMG_2646
Sr. Wollfram Mozart