Usuários de serviços públicos participam de atividade campestre promovida pela Prefeitura

Iniciativa visa a promoção da saúde e bem-estar por meio de atividades de entretenimento

Uma das atividades realizadas no local foi a de hidroginástica

Com foco na prevenção e promoção da saúde, a Rede de Atendimento em Saúde e Assistência Social da Prefeitura de Teófilo Otoni promoveu um passeio recreativo para os usuários dos serviços. A ação aconteceu na quinta-feira, 20/09, na Ecofazenda Santo Antônio, a 15 km da cidade. A Associação Amigos da Terceira Idade (AATI) foi uma parceira na atividade campal, desenvolvendo atividades de integração entre os participantes. Cerca de 90 usuários do PSF Vila Ramos, do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e membros da AATI foram envolvidos em atividades como zumba, dinâmica de grupo, hidroginástica, jogos de mesa e sorteio de brindes.

Participantes se envolveram em aula de zumba

O público da terceira idade foi a maioria dos participantes, e um dos assuntos discutidos por eles numa roda de conversa pautou sobre os direitos dos idosos. A presidente do Conselho Municipal do Idoso e da AATI, Cida Johnson, conduziu a atividade orientativa. “Esse momento aqui não visa garantir a eles somente o lazer. Nosso principal papel é a valorização dessas pessoas que hoje estão entre as gerações mais numerosas do país. Eles precisam saber que, assim como qualquer cidadão, eles gozam de direitos e precisam ter voz ativa na sociedade para ter isso garantido”, destacou Johnson.

Atividade campestre também ofereceu sorteio de brindes para os participantes

Uma das organizadoras do evento, a enfermeira Priscila Gomes, evidenciou o quanto atividades de integração e lazer são importantes na prevenção de doenças. “De tempos em tempos procuramos promover este tipo de ação campestre para nossos usuários, uma vez que muitos deles, por viverem em um meio de alta vulnerabilidade social, têm oportunidade de sair da rotina e cuidar da mente. Atividade social é uma das grandes aliadas na prevenção de depressão e isolamento do indivíduo”, pontuou a enfermeira.

Para Clemência Santos, o passeio na Ecofazenda é uma oportunidade de respirar novos ares

No caso da aposentada Clemência Santos, ela disse que não perde os passeios recreativos organizados pelo PSF e CRAS de sua região por considerar uma atividade necessária e saudável. “Mesmo que já esteja aposentada, eu ainda trabalho, mas não deixo de tirar um tempo para cuidar de minha saúde. Então, seja fazendo atividade física no PSF ou neste passeio ecológico, a gente está fazendo algo que só nos faz bem, descansa dos afazeres domésticos e respira novos ares. Isso é muito gostoso. E ainda tem a integração entre os grupos, em que uns aprendem com os outros”, contou Clemência.