Administração municipal leva palestra sobre empreendedorismo para alunos do Ensino Fundamental II

Iniciativa visa preparar melhor os jovens da cidade de Teófilo Otoni para os desafios da vida profissional

O secretário Jonas Boa Ventura deu boas vindas aos jovens e disse que a ideia é levar a palestra para outras escolas

Na manhã de quarta-feira, 08/08, a quadra da Escola Municipal Irmã Maria Amália ficou completamente tomada por centenas de alunos para assistirem à Palestra Empreendedorismo em Tempos de Crise: Caminhos e Soluções. Iniciativa da Prefeitura de Teófilo Otoni, através da Secretaria Municipal de Economia Solidária, Trabalho, Emprego e Renda, a palestra foi proferida pela administradora de empresas e professora no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), Ihane Alves Soares.

A quadra da escola ficou tomada por alunos do Ensino Fundamental II

A promoção da palestra faz parte da estratégia de ações do atual governo municipal, através da secretaria coordenada por Jonas Boa Ventura, em preparar a juventude teófilo-otonense para o futuro. “Muitas vezes os jovens terminam o ensino médio e não sabem o que fazer profissionalmente. Ao pensarmos em empreendedorismo, nossa intenção é capacitá-los para serem autogestores e que, em momentos de crise econômica, como vivemos atualmente, saibam lidar com a situação”, destacou o secretário.

O secretário de Educação e diretores da escola também acompanharam a palestra na EMIMA

Responsável pela pasta da Educação, Ciência e Tecnologia, Marcos Godinho acompanhou o evento e aproveitou a ocasião para parabenizar os alunos pelo Dia do Estudante, comemorado em 11/08. Ele reforçou a palestra como uma oportunidade dos jovens aprenderem como solucionar problemas perante as dificuldades da vida profissional.

A palestrante Ihane abordou sobre caminhos e soluções para o empreendedorismo no mundo atual

Quanto à exposição do tema, a palestrante Ihane focou no microempreendedorismo, trabalhando com conceitos e tipos de empreendedores. Ela também abordou sobre uma das características consideradas primordiais em um bom empreendedor: a iniciativa. “Quem não tem esta habilidade, não fica no mercado de trabalho. A capacidade de ter iniciativa faz com que a pessoa se destaque na vida profissional. Até em sala de aula é importante que os jovens tenham iniciativa de questionar os professores e de expor a própria opinião, pois ninguém é detentor de todo o conhecimento”, salientou a palestrante. Outro tópico que ela disse gostar de esclarecer durante suas palestras é quanto à origem da capacidade empreendedora. “Existe um preceito de que o espírito empreendedor vem de berço, o que não é verdade. Há pessoas que podem adquirir esta habilidade através do que chamamos de educação empreendedora”, explanou Ihane.

A aluna Lavínia Isabela destacou que o tema da palestra é importante para os colegas de sua geração ficarem atentos

A aluna Lavínia Isabela, do 9º Ano, achou interessante o tema da palestra, em especial para os colegas de seu grau de escolaridade. “É nesse momento que decidimos o que vamos fazer profissionalmente. E cada um tem a capacidade para trabalhar no que quiser, é só acreditar no próprio potencial. Eu sou jovem, mas já tenho alguns planos para o futuro. Penso em trabalhar na área da educação ou em algo que envolva a arte de desenhar”, contou a jovem estudante.

A previsão é que as demais escolas municipais também recebam palestras orientativas para a classe estudantil.