Após dois anos de espera, pacientes do Setor de Órtese e Prótese do Hospital Bom Samaritano recebem cadeiras de rodas

Trinta e sete cadeiras foram entregues durante a ação que mobilizou pacientes, familiares e autoridades da atual gestão municipal

O prefeito Daniel Sucupira, acompanhado do secretário municipal de Saúde, Tarcirlei de Brito, realizou na manhã desta segunda-feira, 19/02, no Hospital Bom Samaritano, a entrega de dez cadeiras de rodas especializadas para crianças e adolescentes. A ação contempla pacientes e seus familiares, que há dois anos esperavam pelo benefício, e representa um dos avanços conquistados pela atual gestão municipal na área da saúde e do atendimento humanizado.

Além do prefeito e do secretário municipal de Saúde, o diretor técnico do Bom Samaritano, Cícero Marcelo Saraiva, a diretora administrativa, Paula Cristina dos Santos, e a equipe de ortopedia do hospital acompanharam o ato de entrega das cadeiras.

O Setor de Reabilitação e Distribuição de Órtese e Prótese do Hospital Bom Samaritano atende a 63 municípios com doação de peças de órtese e prótese, cadeiras de rodas de banho dos tipos tetra e convencional, e proporciona também fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, psicólogo, fonoaudiólogo e assistente social, profissionais essenciais no processo de reabilitação.

Sucupira destacou o empenho da atual gestão em regularizar o setor de Órtese e Prótese

Para o prefeito Daniel Sucupira, é muito gratificante ver a alegria das famílias ao receber os equipamentos, que vão alterar a rotina dos pacientes no sentido de facilitar o deslocamento e as atividades que poderão desempenhar melhor de agora em diante. “Sabemos que as pessoas que aguardavam as peças, bem como as cadeiras de rodas, foram impactadas quando da descoberta, no ano passado, de irregularidades na aquisição das órteses e próteses durante a gestão anterior. Conseguimos regularizar a situação, e hoje entregamos para essas famílias o que é de direito. Restabelecemos esse fluxo e estamos cuidando daquilo que nos cabe que é aplicar o recurso da melhor forma possível, trazendo de volta o direito e a dignidade das pessoas”, salientou o prefeito.

Após dois anos de espera, os pacientes foram contemplados com cadeiras de rodas

O secretário municipal de Saúde, Tarcirlei de Brito, explicou que o serviço é ofertado sem nenhum custo para os pacientes, devolvendo a mobilidade e a qualidade de vida à vítimas de acidente vascular cerebral e pessoas que nasceram com limitações físicas – em sua maioria pertencentes à famílias sem condições de arcar com os custos de tratamentos particulares. “Recebemos um lote de 37 cadeiras que começaram a ser entregues desde o dia 15/02. Hoje estamos entregando mais dez, lembrando que alguns pacientes hoje beneficiados já eram para terem sido contemplados há dois anos ou mais. Nossa satisfação é conseguir resgatar toda essa demanda e cumprir o compromisso de quem aguardava com muito anseio por este momento”, pontuou o secretário.

A avó de Lucas, Altina Gomes, ficou muito feliz e agradecida pelo novo equipamento

A senhora Altina Gomes Santos recebeu a cadeira tetra para o neto Lucas, de 16 anos. “Essa cadeira adaptada vai facilitar muito nossa vida. Há dois anos que aguardávamos por isto e hoje só tenho a agradecer pelo empenho da administração atual com a população”, disse.

1 comentário

1. Queria saber se aqui em Teófilo Otoni fabricam prótese?meu marido amputou uma perna,o Sus deu a ele uma prótese,com direito de trocar depois de um ano de uso,chegou a hora de fazer a troca,só que é em São Paulo,queria saber se ele consegue trocar aqui,?