Apresentações artísticas e Concurso de Fanfarras despontam nas festividades dos 165 anos de Teófilo Otoni

Eventos integraram a eclética programação promovida pela Prefeitura em alusão à Semana da Pátria e à fundação do município

Tradicional Desfile Cívico reuniu em torno de 25 instituições

A primeira semana de Setembro foi marcada por vários eventos comemorativos ao aniversário da cidade de Teófilo Otoni e à Independência do Brasil, que culminam no mesmo dia. Entre três e seis deste mês, os desfiles cívicos de escolas da rede municipal, estadual e centros de educação infantil foram feitos nos bairros, distritos e comunidades rurais. À noite, na véspera do feriado de 07/09, o Anfiteatro da Praça Tiradentes foi palco de apresentações culturais do Grupo In-cena, do Grupo de Seresta Teófilo Otoni e do cantor Tadeu Franco. Enquanto os atores do In-cena fizeram um recital de poesia, as outras atrações prepararam shows com músicas populares brasileiras.

Este ano, o cronograma de desfiles foi descentralizado e o Bairro Jardim São Paulo foi um dos escolhidos

O sete de Setembro, como de costume, começou pelo tradicional hasteamento das bandeiras em frente ao Pantheon do fundador da cidade e seguiu-se com o desfile cívico de aproximadamente 25 instituições. Desde as primeiras horas da manhã de sexta-feira, 07/09, um grande público se reuniu ao longo da Avenida Getúlio Vargas e Praça Tiradentes para acompanhar o desfile. Logo após, a programação concentrou-se no concorrido Concurso de Fanfarras, em sua segunda edição após o resgate pela administração municipal. Dez grupos de fanfarras disputaram prêmios em dinheiro e troféu para as quatro primeiras colocações. A animação ficou por conta de Ivan Pires e Banda, que agitaram a multidão aglomerada em frente ao Anfiteatro à espera do resultado do Concurso.

Ivan Pires e Banda agitaram o público durante a premiação do Concurso de Fanfarras
Músico Tadeu Franco foi atração principal na noite de eventos artísticos dos 165 anos de Teófilo Otoni
O Grupo de Seresta Teófilo Otoni foi outra atração nos 165 anos da cidade

A avaliação foi feita por quatro jurados que observaram o desempenho dos grupos durante o desfile na avenida, em paralelo às demais instituições. A Fanfarra Independente Duque de Caxias Ramos levou a premiação máxima de dois mil reais. Com o anúncio do resultado, o representante da Fanfarra, Daivison Ramos, foi ao chão de tanta emoção. “É uma vitória muito suada para nós, de garra, determinação e superação de dificuldades. Nossa cidade precisava desse resgate cultural que injeta mais ânimo aos grupos de fanfarras e, consequentemente, à população, que tem um motivo a mais para vir à praça prestigiar o desfile de sete de Setembro”, contou Ramos.

Participantes de fanfarras aguardaram com expectativa pelo resultado do concurso
Quatro fanfarras foram premiadas, sendo que a Duque de Caxias ficou na primeira posição

O prefeito de Teófilo Otoni, Daniel Sucupira, juntamente com a equipe de governo, participou ativamente dos eventos nos bairros, distritos, comunidades rurais e na Praça Tiradentes durante as comemorações da Semana da Pátria e aniversário da cidade.