Assistência Social da Prefeitura promove tarde de lazer para moradores em situação de rua

Evento inédito teve a finalidade de construir vínculos sociais para a população de rua

Uma tarde de lazer com barraquinhas, brindes, comidas típicas, música ao vivo, pescaria, oficinas de artesanatos e lembrancinhas para todos os participantes. Assim foi o 1º Arraiá do Centro Pop, festividade voltada à população em situação de rua realizada na tarde desta quarta-feira, 26/07, na Praça Olga Corrêa.

Tarde de lazer para moradores em situação de rua

O evento foi promovido pelo Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop) da Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação.

Ornamentação e artesanatos foram confeccionados pelos atendidos

O Centro Pop é um espaço de referência para o convívio grupal, social e o desenvolvimento de relações de solidariedade, afetividade e respeito para pessoas em situação de rua, além de proporcionar vivências para o alcance de autonomia e estimular a organização, a mobilização e a participação social.

Eliane Aguilar, destacou o amor e carinho com os atendidos do Centro POP

A secretária municipal de assistência social e habitação, Eliane Aguilar, lembrou que a festividade é uma forma de construir laços e vínculos entre a comunidade e a população que é atendida no Centro POP. “Quando o prefeito Daniel Sucupira nos convidou para assumir a pasta da ação social, ele pediu para cuidar das pessoas com muita sensibilidade, e é esse trabalho que nós estamos desenvolvendo na secretaria. Estamos cuidando das pessoas com carinho, amor, e acima de tudo, garantindo os direitos que elas precisam. É através do Centro POP, dos serviços da Secretaria que nós vamos mostrar para a população de rua que existe um caminho, uma esperança. Nós não podemos parar de sonhar, e nosso sonho é que essa população se encontre no que mais precise”, explanou Eliane.

Durante o evento, a coordenadora do Centro POP, Aivy Ann, salientou a igualdade de oportunidades para todos

A coordenadora do Centro POP, Aivy Ann Roult Macêdo Dias, falou da alegria em proporcionar um momento de lazer para os usuários do programa social. “Nós queremos trabalhar aqui o protagonismo das pessoas que vivem em situação de rua. Temos dado nessa gestão, uma atenção, um cuidado especial a todos aqueles que estão em situação de rua, aqueles que desejam um novo projeto de vida, e apresentamos um suporte, para que esse projeto de vida seja possível. Muitas vezes as pessoas não tem igualdade de oportunidades e o que nós estamos tentando ofertar realmente é a igualdade de oportunidades. Então, se essas pessoas não tinham oportunidades por si mesmas, nós estamos dando essas condições para que elas possam sair do estado de situação de rua”, enfatizou a coordenadora.

Janaina Rodrigues, ex-moradora de rua, participou da festividade

Janaina Rodrigues da Silva era moradora de rua e foi acolhida na Unidade de Acolhimento de Saúde (Itinerante) para População de Rua – CEVIDA. Ela é também uma das usuárias dos programas do Centro Pop e participou do momento de lazer na praça. “No Centro Pop nós desenvolvemos várias atividades e somos muito bem tratados. Ficamos felizes em participar da festa”, relatou.

Equipe da assistência social e atendidos em momento de interação

O Centro Pop funciona na Rua Antônio Onofre, 267, Marajoara, Próximo à Praça Olga Correa, de segunda a sexta-feira  de 7h às 17h. Outras informações sobre o serviço podem ser obtidas no telefone: (33) 98435-2807.

Clique passa assistir

video 1