Caminhada e atendimento ao público marcam Dia Mundial da Saúde em Teófilo Otoni

Data é celebrada com participação de várias entidades e apoio popular para sensibilização da depressão

Nesta sexta-feira, 07 de abril, é comemorado o Dia Mundial da Saúde, e pessoas em todo o planeta dedicaram um pouco de tempo para refletir sobre a questão. O tema escolhido este ano pela Organização Mundial da Saúde – OMS é sobre a depressão, com o lema “Let’s talk” (“Vamos conversar”, em português).

Em Teófilo Otoni, a data não passou despercebida. A Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o Sesc, SEST SENAT, Unipac e Farmácia Indiana, organizou várias atividades em comemoração à data.

O evento começou logo pela manhã com uma caminhada em que centenas de pessoas, entre agentes de saúde, servidores públicos, grupos de atividade física e profissionais da área da saúde se mobilizaram do Sesc até a Praça Tiradentes. Lá, haviam tendas com oferta gratuita de serviços como aferição de pressão, massagem, teste de glicemia capilar, atividades recreativas dançantes e em especial orientações para sensibilização das pessoas quanto à importância de bons hábitos de vida.

A caminhada contou com centenas de pessoas

Uma das coordenadoras do evento, a enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde Quézia Mota, destacou o papel da Secretaria na festividade. “Nossa participação aqui é orientar à população sobre formas de prevenção contra a depressão, contra acidentes com animais peçonhentos, contra a dengue, chikungunya e febre amarela. Ficamos muito satisfeitos e surpresos com a adesão das pessoas ao movimento ”, relatou.

Equipe organizadora do Dia Mundial da Saúde (2)

O Vice-prefeito e Secretário Municipal de Saúde, Dr. José Roberto Corrêa, participou do evento e ressaltou a importância de se comemorar a data. “Tendo em vista que se trata do Dia Mundial da Saúde é relevante mobilizarmos as pessoas, para celebrarem essa data oferecendo atividades que estimulam hábitos saudáveis, e fornecendo orientações e panfletos informativos sobre várias doenças, que tem acometido a população nos últimos tempos”, pontuou o secretário.

Equipe organizadora do Dia Mundial da Saúde

Como a depressão é uma dessas doenças, a psicóloga do SEST-SENAT, Ana Carolina Guedes, estava de prontidão para explicar sobre o assunto . “A gente sabe através da OMS que a depressão é a doença que atualmente mais incapacita os indivíduos para o trabalho e para as relações pessoais. Por isso, nosso trabalho aqui hoje é de orientar quanto à prevenção e tratamento desse mal, mostrar e explicar quais alimentos ajudam no combate à doença e oferecer uma massagem relaxante aos interessados”, explicou.

A psicóloga do SEST-SENAT Ana Carolina Guedes

O aposentado José Cecílio dos Santos, 88 anos, participou do evento desde a caminhada e aproveitou para ter a pressão aferida. “Procuro com frequência cuidar da saúde e aplaudo iniciativas como essa, principalmente na minha idade em que devemos ficar mais atentos”, disse.

José Cecílio dos Santos, aos 88 anos, afirma está com a saúde em dia