Um Conselho Municipal é o governo local de uma municipalidade. Especificamente, o termo pode referir-se às instituições de vários países que podem ser traduzidas por este termo.
O objetivo dos Conselhos Municipais é a participação popular na gestão pública para que haja um melhor atendimento à população. A proliferação destes Conselhos representa um aspecto positivo ao criar oportunidades para a participação da sociedade na gestão das Políticas Públicas.
No Brasil a participação popular, tem como marco os movimentos sociais da área da saúde, quando a crise financeira da Previdência Social e do setor de saúde fez a Administração Pública experimentar novas práticas de gestão. Os movimentos sociais brasileiros pela participação popular de políticas públicas ocorreram apenas com a promulgação da Constituição Federal (1988).
A constituição Federal do Brasil inova a relação do Estado com a sociedade, tendo por base a participação de organizações da sociedade na formulação e co-gestão das políticas sociais. Propõe a criação de Conselhos: instâncias de negociação e pactuação das propostas institucionais e das demandas da comunidade.
Esse debate sobre o Controle Social na Sociedade Brasileira, a partir da última década, ganha uma dimensão relevante porque com ela estamos discutindo a relação entre o Estado e a Sociedade.
Sendo que o Controle Social é “a capacidade que tem a sociedade organizada de atuar nas políticas públicas, em conjunto com o Estado, para estabelecer suas necessidades, interesses e controlar a execução destas políticas”, o Controle Social pode ser feito individualmente, por qualquer pessoa, ou por um grupo de pessoas. O Conselho é uma forma, reconhecida por lei, de fazer o Controle Social através de representantes de entidades e organizações da sociedade em paridade, isto é, em igual número, com representantes do governo.
A partir da Nova Constituição, além do voto, foram criados espaços de participação direta nas decisões dos governos, os Conselhos Nacionais, Estaduais e Municipais. Seja na área da Saúde, da Educação, da Assistência Social, dos Direitos da Criança e do adolescente ou outras áreas sociais, passou a ser possível aos cidadãos e cidadãs tomarem parte nas decisões do governo.
>> Conselho Municipal de Educação
⇒ CME: Resoluções 2018
>> Conselho Municipal de Assistência Social
>> Conselho Municipal de Esporte e Lazer
⇒ COMELTO: Resoluções 2018
⇒ COMELTO: Resoluções 2016
>> Conselho Municipal de Habitação Popular
⇒ COMHABIT/TO: Resoluções 2020
⇒ COMHABIT/TO: Resoluções 2019
>> Conselho Municipal de Saúde
>> Conselho Municipal dos Direitos da Mulher
>> Conselho Municipal do Idoso
⇒ CMI: Resolução 004/2017
⇒ CMI: Resolução 003/2017
⇒ CMI: Resolução 002/2017
⇒ CMI: Resolução 001/2017
⇒ CMI: Edital 001 / 2017 com fichas de inscrição
>> Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente
⇒ CMDCA: Resoluções 2021
⇒ CMDCA: Resoluções 2020
⇒ CMDCA: Resoluções 2019
⇒ CMDCA: Resoluções 2018
⇒ CMDCA: Resoluções 2017
⇒ CMDCA: Resoluções 2016
⇒ CMDCA: Resoluções 2015
⇒ CMDCA: Resoluções 2014