Cooperativismo valorizado: prefeito empossa membros do Conselho Municipal de Economia Popular Solidária

Com a ação inédita no Estado de Minas Gerais, a Prefeitura de Teófilo Otoni estimula as ações na área do cooperativismo no município

Desde o início da atual gestão municipal, conselhos foram reativados e uma série de conferências foram realizadas na cidade nas áreas de saúde, educação, assistência social e meio ambiente. Na sexta-feira, 24/08, o governo deu outro passo neste sentido: em conformidade com a Lei Municipal 7.216, de 21 de dezembro de 2017, o prefeito Daniel Sucupira empossou os membros do Conselho Municipal de Economia Popular Solidária. O ato aconteceu no gabinete oficial da Prefeitura de Teófilo Otoni, onde se reuniram os conselheiros formados por representantes do poder público municipal, estadual e/ou federal e da sociedade civil, além de convidados que fizeram questão de acompanhar o momento histórico.

Secretário Jonas destacou que posse do conselho foi um marco na história da economia solidária

Num segundo momento, os presentes assistiram a um vídeo sobre as conquistas da Economia Solidária ao longo de sua história. Para o secretário de Economia Solidária, Trabalho, Emprego e Renda, Jonas Boa Ventura, a posse dos membros do Conselho significou um marco na história da pasta criada no ano passado. “Mesmo estando há pouco mais de um ano à frente desta secretaria que cuida de uma área até então desconhecida não só para mim mas para muitas pessoas, viver este momento é uma honra. Desde que passei a me envolver mais com os trabalhadores dos empreendimentos solidários percebi o quanto a concretização desta pauta era um anseio deles e agora tornou-se uma realidade”, relatou o secretário.

O Conselho Municipal de Economia Popular Solidária tem como finalidade implementar o Programa de Apoio à Economia Solidária e ao Cooperativismo Popular, além de acompanhar e avaliar políticas públicas voltadas ao desenvolvimento de atividades produtivas organizadas de forma autogestionária, coletiva e cooperativa.

Prefeito Daniel Sucupira destacou a importância do cooperativismo

De acordo com o prefeito Daniel Sucupira, a Prefeitura de Teófilo Otoni saiu na frente no Estado de Minas Gerais no sentido de estimular as ações coletivas de geração de trabalho, emprego e renda, ligadas ao cooperativismo. “Com a criação deste Conselho esperamos promover o fortalecimento das associações, cooperativas e diversas iniciativas que tem como objetivo se consolidarem e também promover melhoria na qualidade de vida das pessoas. Chegou a hora de radicalizarmos na promoção da economia solidária e da agricultura familiar aqui no município. Nosso governo acredita que este é um caminho possível de desenvolvimento para Teófilo Otoni”, destacou Sucupira.

O conselho foi formado por representantes do poder público municipal, estadual, federal e da sociedade civil