Dia Mundial Sem Tabaco é comemorado na Praça Tiradentes

Evento foi promovido pela Prefeitura de Teófilo Otoni visando a conscientização quanto aos malefícios do cigarro

Em mais uma ação que visa conscientizar a sociedade quanto à assuntos de relevância pública, a Prefeitura de Teófilo Otoni, em especial a Secretaria de Saúde, comemorou o Dia Mundial Sem Tabaco. Com uma ampla programação, a data foi celebrada durante toda a manhã de 31 de maio na Praça Tiradentes.

A banda de música da 15ª Região de Polícia Militar deu início às festividades, com o hino nacional em seguida e apresentação de um vídeo com depoimentos de ex-fumantes atendidos pelo Programa de Tabagismo da Secretaria Municipal de Saúde. Após um breve discurso das autoridades, o público foi agraciado com sorteio de brindes, aquecimento físico, apresentação de teatro, além do apoio de acadêmicas do curso de Nutrição da Universidade Presidente Antônio Carlos (UNIPAC), com orientação nutricional.

IMG_3954
Uma das atrações do evento foi apresentação de peça teatral

De acordo com a enfermeira e referência técnica em tabagismo no município, Águida Zania Cardoso, a ajuda da família e amigos é de fundamental importância para que os fumantes iniciem um tratamento contra a dependência. “Estamos apresentando resultados positivos relacionados a pacientes tratados em Teófilo Otoni. Desenvolvemos um programa que às vezes pode ser cansativo, mas representa uma renovação na vida de cada paciente que decide participar”, ressaltou a enfermeira.

Águida esclareceu ainda que é um erro pensar que existem cigarros de maior e menor  dano à saúde. “Todas as formas de tabaco, seja light, seja com sabor, são prejudiciais não só para o organismo como para a vida financeira e psicológica do usuário”, pontuou.

IMG_3884
A enfermeira Águida Zania Cardoso, está à frente do Programa de Tabagismo da Prefeitura de Teófilo Otoni

O vice-prefeito e secretário municipal de saúde, Dr. José Roberto Corrêa, também destacou em seu discurso os problemas causados pelos efeitos do fumo. “ As doenças causadas pelo tabaco estão na lista das principais causadoras de morte no Brasil e no mundo. De acordo com estatísticas, quem fuma vive dez anos menos que quem não fuma”, revelou o secretário.

IMG_3924
O vice-prefeito entrega brindes aos participantes do evento

Em sua fala, o secretário municipal de governo, Pio de Castro Mota, ressaltou a importância da administração municipal se envolver na questão do tabagismo, visto que é um problema de saúde pública.  “ Como ex-fumante sei o quanto é difícil lutar contra esse vício. Os custos para atender os que adoecem ou buscam tratamento para se livrar da dependência são altos não só para os estados, mas para a família e para a sociedade também”, expôs o secretário.

IMG_3896
O secretário municipal de governo, Pio de Castro Mota, ressaltou a importância da administração municipal se envolver na questão do tabagismo

Maria da Conceição Neves, 63, se fez presente ao movimento pelo Dia Mundial Sem Tabaco. Ela revelou estar há mais de trinta dias longe do cigarro. “Comecei na adolescência por influência dos amigos, era moda. Resolvi parar por vergonha, é uma prática antissocial, tenho que dar o exemplo para minhas netas”, declarou.

IMG_3908
Maria da Conceição Neves foi dependente de cigarro durante mais de quarenta anos