Em Teófilo Otoni, comunidade rural é beneficiada com trator agrícola para a agricultura familiar

Solicitado pela vereadora Tina, líder do Governo na Câmara, veículo foi adquirido por meio de Emenda Parlamentar do deputado estadual Dr. Jean Freire e vem para fomentar o desenvolvimento rural

Na sexta-feira, 02/03, moradores da Comunidade Rural de Itamunheque, que sedia em torno de 60 famílias do Assentamento Mãe Esperança, ganharam um reforço para o impulsionamento da agricultura familiar. A comunidade ganhou um trator agrícola solicitado pela vereadora Tina e adquirido através de uma Emenda Parlamentar do deputado estadual Dr. Jean Freire. A entrega foi feita na própria comunidade, com a presença do prefeito Daniel Sucupira, dos demais atores políticos envolvidos na ação, do secretário municipal de Agropecuária e Abastecimento, Sérgio Marcos e de moradores locais.

De acordo com a vereadora autora da proposta, o intuito é beneficiar as pessoas que vivem da terra. “O trator é muito bem-vindo à Itamunheque, mas nada impede que a máquina possa atender a outras comunidades também”, ressaltou Tina.

Segundo Daniel Sucupira, o trator vai ajudar na preparação do solo para que as comunidades possam melhorar a produção

A entrega do veículo à uma comunidade que tanto precisa foi motivo de muita alegria para o prefeito Daniel Sucupira, que costuma dizer que se o campo não produz, a cidade não come. “Esse trator vem trazer resposta na preparação do solo para que a comunidade possa produzir e a Prefeitura ajudá-la a comercializar esses produtos. Portanto, o momento é de ocupar, resistir, produzir, e a partir daí tenho certeza que a vida no campo vai melhorando cada dia mais”, salientou o prefeito.

Deputado entrega a chave do veículo para a comunidade de Itamunheque

O deputado estadual Dr. Jean Freire também externou sua satisfação em chegar a mais uma comunidade promovendo melhorias. “Como filho de trabalhadores rurais, sei a importância que a agricultura familiar tem para uma região. Me deixa muito feliz não só destinar esse bem, mas vir aqui participar da doação, estar perto das pessoas, onde elas trabalham, e ver o produto do trabalho delas nas feiras da cidade. Espero poder fazer mais ao longo da minha caminhada em prol do povo”, pontuou Freire.

Para Luzia Santos, o trator vai contribuir para um aumento da produção no campo para servir a cidade

A moradora do Assentamento Mãe Esperança, Luzia Santos, foi uma das primeiras a chegarem ao local de entrega do trator, e vislumbrou novos tempos para os que vivem no local. “A vinda desse veículo é muito importante para nós, pois vai reverter em mais mantimentos para abastecermos nossa mesa e a cidade também, como o Restaurante Popular que está em processo de ser reativado”, disse Luzia.

Deputado Jean Freire destinou o trator para comunidade de Itamunheque após solicitação da vereadora Tina

Quanto à manutenção do trator, o secretário municipal de Agropecuária e Abastecimento, Sérgio Marcos, já adiantou que a população não precisa se preocupar, pois em Teófilo Otoni existe uma empresa especializada em assistência técnica. “O sentimento que passa nesse momento é de gratidão tanto à vereadora Tina como ao Dr. Jean Freire, de terem esse olhar especial para a nossa região, visto que nosso município tem cerca de 30.000 habitantes que vivem na zona rural, num total de 106 comunidades do campo e aproximadamente 5.500 km de estradas rurais, o que significa que o trator agrícola, quando não tiver operando aqui em Itamunheque, vai poder ajudar nos cuidados das estradas, facilitando assim o escoamento da produção dos agricultores”, concluiu o secretário.