Fomento à manifestações artísticas é tema de encontro entre o prefeito Daniel Sucupira e integrantes de instituições culturais da cidade

A reunião, que aconteceu no gabinete oficial da Prefeitura na terça-feira, 23/04, foi marcada pela discussão de uma série de projetos e demandas na área cultural do município. Acompanhado das secretárias municipais de Educação e de Cultura, Natália Galvão e Eliane Moreira, o prefeito Sucupira recebeu integrantes da Academia de Letras de Teófilo Otoni (ALTO), do Instituto Histórico e Geográfico do Mucuri (IHGM) e os vereadores João Paulo, Tina e Fábio Lemes.

Os representantes das instituições solicitaram do chefe do Executivo um apoio para a implementação de trabalhos literários, musicais, de arquivologia, restauração, entre outros, que impulsionem a cultura na cidade. “Com uma subvenção do poder público, a ALTO e o IHGM poderão fazer um trabalho melhor e maior, que chegue a um maior número de pessoas, como edição e reedição de livros. Estas são atividades que fazemos frequentemente e que valorizam nossos escritores locais. Temos também um protótipo de um personagem, o príncipe Bernardo, que, com um investimento externo, pode se tornar um ícone no município”, explicou a presidente da ALTO, Elisa Augusta de Andrade.

Um dos assuntos mais abordados no encontro foi a abertura de um museu, tendo em vista que o IHGM possui uma quantidade significativa de fotos, filmes e documentos relacionados à história de Teófilo Otoni. Além disso, foi discutida a possibilidade da inclusão de uma disciplina sobre história da cidade nas escolas municipais. Na ocasião, um dos representantes entregou ao prefeito um ofício solicitando a revitalização da Praça de Esportes acrescida de poda de árvores e reforço na iluminação local. A ideia é que nesse espaço público ocorram apresentações artísticas.

O prefeito Sucupira de imediato encaminhou a execução de tais demandas e disse que todos os demais projetos apresentados pelos participantes da reunião são exequíveis. “Solicito dos vereadores que estão aqui apoiando essa pauta a elaboração de um projeto de lei de subvenção para que o Executivo destine 20 Mil Reais, como recurso inicial a auxiliar na efetivação dos projetos propostos por ambas as instituições culturais”, anunciou Sucupira.

As secretárias de Educação e de Cultura se dispuseram a estreitar os laços com os membros da ALTO, do IHGM e do Legislativo para tratarem da concretização das demandas a médio prazo. No final do encontro no gabinete, o prefeito foi presenteado com exemplares de livros escritos por autores da terra.