Governo do Estado inaugura Escola Estadual na Comunidade da Lajinha

Educandário já está atendendo quase 400 estudantes das Comunidades da Lajinha, Liberdade, Brejaúba, Capitólio e outras localidades

 

Daniel Sucupira, Governador Pimentel e comitiva descerram placa de inauguração da Escola na comunidade da Lajinha
Daniel Sucupira, governador Pimentel e comitiva descerram placa de inauguração da Escola Estadual na comunidade da Lajinha

O prefeito de Teófilo Otoni, Daniel Sucupira, recebeu na manhã desta terça-feira, 08/08, o Governador do Estado de Minas Gerais, Fernando Pimentel, e toda a comitiva de governo com a presença de secretários de estado, deputados e autoridades regionais, para a inauguração da Escola Estadual na comunidade da Lajinha. Além das autoridades, o evento reuniu diversas representatividades estadual e federal, etnias quilombola, índios.

As novas instalações da  Escola Estadual de Liberdade que completou 50 anos em fevereiro,  conta com  dois prédios paralelos, espaços interligados por bloco de escada e rampa, 12 salas de aulas, área para recreio coberta, biblioteca, sala de línguas, informática, quadra poliesportiva com arquibancada coberta e área reservada para cadeirantes.

Durante o evento o governador também entregou kits escolares para os alunos da unidade de ensino e para estudantes da comunidade indígena da região.

O governador Fernando Pimentel destacou que Minas Gerais está conseguindo enfrentar e vencer esses dias tão difíceis
O governador Fernando Pimentel destacou que Minas Gerais está conseguindo enfrentar e vencer esses dias tão difíceis

O governador Fernando Pimentel ressaltou o empenho para a conclusão da obra, o esforço do Estado para viabilizar os investimentos diante de tamanha crise que o país enfrenta, e lembrou também a mobilização da comunidade e pela vocação dos mineiros em trabalhar e vencer barreiras. “Nós estamos celebrando aqui uma coisa muito importante, não só para os mineiros e mineiras,  meninos e  meninas  desta geração, mas para o Brasil inteiro, a forma  como Minas Gerais está conseguindo enfrentar e vencer esses dias tão difíceis, tão tempestuosos, essa crise tão avassaladora que se abateu sobre o Brasil. Crise política, econômica, social, institucional, e Minas, está atravessando isso e o nosso barco não naufragou, e nem vai naufragar. Estamos  com poucos recursos, com muitas dificuldades, mas vamos em frente. E isso aqui é um exemplo de como o trabalho dos mineiros produz resultado. “Estamos nos esforçando e as coisas estão funcionando, as escolas, os postos de saúde, a polícia está cumprindo o seu papel. Alguém pode dizer: ah, mas podia ser melhor. Claro, tudo podia ser melhor, se não fossem quatro anos de recessão econômica, com queda do crescimento e do Produto Interno Bruto (PIB), queda brutal da arrecadação dos municípios, do governo do Estado, e mesmo do governo federal. Se não fosse essa conjuntura tão desfavorável, tudo podia estar melhor. Mas podia estar muito pior. Basta olhar para o lado, olhar para o Rio de Janeiro, para o Espírito Santo, o que aconteceu alguns meses atrás na segurança. Minas está longe disso, Minas está atravessando a mesma crise, a mesma tempestade, mas nosso barquinho está flutuando e está indo em frente”, salientou o governador.

Fernando Pimentel falou ainda que apesar das dificuldades o governo vai correr atrás das prioridades do município para viabilizar a construção da sede própria da Escola Irmã Maria Amália, o término das obras do hospital regional e outras ações para a região. “Vamos trabalhar para implantar o distrito industrial. Os planos são muitos e são bons. Temos uma vasta demanda de aproximadamente 850 municípios em meio a uma vasta crise, mas o difícil não é impossível. Nós podemos e estamos conseguindo superar essa crise, com o nosso comportamento de trabalho, seriedade, dedicação e humildade de escutar as pessoas”, concluiu.

Daniel Sucupira salientou que atual Governo de Minas implementou projetos importantes que vão transformar nosso Vale do Mucuri
Daniel Sucupira salientou que o atual governo do estado implementou projetos importantes que vão transformar o Vale do Mucuri

Em seu discurso, o prefeito Daniel Sucupira parabenizou o governador pela entrega da grande obra, e por atender o convite de vir ao município. “Tenho certeza que os meninos devem estar muito mais bem acolhidos. Estão recebendo hoje o kit de materiais escolares das mãos do governador. Então é o nosso dever dar condições de estudo, lazer e cultura. O Governo do Estado sempre foi das Minas e nunca das Gerais, e agora nós temos um governo que colocou durante as suas campanhas que seria das Gerais, e hoje, nosso governo une as Minas com as Gerias também. Esse governador que em tão pouco tempo de trabalho conseguiu empunhar as frentes de trabalho que Minas Gerais precisava enfrentar. Esteve presente num momento difícil, quando assumimos a gestão, num momento da febre  amarela. Esteve aqui em momentos difíceis quando nós demandávamos serviços públicos importantes para o nosso município. É esse governo que implementou projetos importantes que vão transformar nosso Vale do Mucuri e vamos recuperar o tempo que nossa cidade perdeu”, destacou o prefeito.

A diretora da Escola Estadual de Liberdade, Cláudia de Cássia Rodrigues Sousa, ressaltou a alegria de receber um novo prédio para o funcionamento da  escola, no momento que o educandário completa seus 50 anos de funcionalidade. “Realmente está sendo uma solenidade muito especial, primeiro porque os nossos 390 alunos vão receber aqui novas instalações totalmente adequadas. Segundo porque é uma emoção receber das mãos do nosso Governador. A nossa comunidade e as comunidades vizinhas que também fazem uso da escola agradecem imensamente”, frisou a diretora.

 

Orçamento, Construção e Estrutura Educacional

 

As obras de construção da escola tiveram investimento de R$ 4,1 milhões (dos quais R$ 3,5 milhões em recursos estaduais e o restante da União) e começaram em agosto de 2014, sendo paralisadas poucos meses depois. A construção do prédio foi retomada ainda no primeiro ano da gestão de Fernando Pimentel e entregue à comunidade neste ano. O prédio era uma demanda antiga da comunidade local. Nos últimos anos, a unidade funcionou em locais improvisados.

Durante a solenidade, o governador entregou kits escolares (compostos por cadernos, blocos de desenho e mapa de Minas Gerais) aos alunos. O Governo do Estado também distribuiu outros 300 kits, de um total de 990, para estudantes indígenas que frequentam as Escolas Estaduais Izabel Silva Maxakali (localizada no município de Ladainha); Indígena Maxakali (Santa Helena de Minas); Capitãozinho Maxakali (Bertópolis); e Aldeia Mokurin (Campanário), todas localizadas no Território Mucuri. O material foi produzido pela Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Prodemge).

Participaram da solenidade o Secretário de Estado de Transportes e Obras Públicas, Murilo Valadares; de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania, Nilmário Miranda; diretor de Negócios da Prodemge, Gustavo Prado; deputado federal Leonardo Monteiro; deputados estaduais Durval Ângelo e Neilando Pimenta; além de prefeitos e vereadores de várias cidades dos Vales do Mucuri e Jequitinhonha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *