Mais de 100 pessoas concluem curso de culinária “Cozinha Brasil”

Objetivo do programa foi promover a educação alimentar com impactos positivos para a saúde e valorização da renda por meio do aproveitamento total dos alimentos

O evento contou com a orientação de duas nutricionistas e uma auxiliar de cozinha copy

Após três dias aprendendo a arte da culinária, aproximadamente 130 participantes do “Cozinha Brasil” receberam os certificados de conclusão do curso. A ação foi promovida pela Prefeitura de Teófilo Otoni por meio da Secretaria Municipal de Economia Solidária, Trabalho, Emprego e Renda, em parceria com a rede SESI/MG de Educação.

O objetivo do curso foi promover a educação alimentar

O curso aconteceu em dois turnos (manhã e tarde), no primeiro piso do mercado municipal, onde funcionava o Restaurante Popular. Através da capacitação na arte da culinária, essa modalidade tem formado e qualificado profissionais para atender uma nova tendência de mercado que é a gastronomia.

O evento contou com a orientação de duas nutricionistas e uma auxiliar de cozinha. Elas ensinaram a desenvolver cardápios nutritivos e reaproveitar os alimentos que antes iam parar no lixo. Além dos certificados, os participantes receberam uma apostila com diversas receitas econômicas e nutritivas.

O vice-prefeito, Dr. José Roberto Corrêa, participou da entrega dos certificados nos dois turnos e parabenizou os alunos

O vice-prefeito de Teófilo Otoni, Dr. José Roberto Corrêa, participou da entrega dos certificados nos dois turnos e parabenizou os alunos. “É sempre bom quando temos  a oportunidade de aprendermos algo novo, ainda mais quando é um curso como este que visa qualificar pessoas para se alimentarem ainda melhor. É uma chance também para quem deseja buscar vaga de emprego no mercado de trabalho. Esse é o nosso jeito de governar, gerando oportunidades para todos”, destacou o vice-prefeito.

Jonas Boa Ventura ressaltou a emoção em cumprir o compromisso de qualificar as pessoas que foi firmado pela atual administração

O secretário Municipal de Economia Solidária, Trabalho e Emprego, Jonas Boa Ventura, falou da emoção em cumprir aquilo que foi determinado. “Desde que o prefeito Daniel Sucupira assumiu esta gestão, ele firmou o compromisso de qualificar as pessoas. O “Cozinha Brasil” hoje é a realização deste projeto. Nós aprendemos muito durante esses três dias. Quando você tem um sonho, é preciso lutar, viver e acreditar que dias melhores virão. As pessoas que passaram por aqui, fizeram o curso com muita disposição e alegria. Outros cursos virão ainda este ano, como mecânica de motos, arte de fazer sapatos e bolsas.  Para o próximo ano nós esperamos trazer mais de 16 cursos para Teófilo Otoni”, concluiu o secretário.

Andréa Ribeiro foi uma das participantes e disse que o curso foi um grande aprendizado para a vida. “Aqui, nós aprendemos que não devemos desperdiçar nada num mundo com tantas pessoas passando fome. Cozinhamos os legumes e aprendemos a utilização das cascas, folhas, sementes e talos de alguns alimentos. Só tenho a agradecer a equipe da Prefeitura e do SESI, todos com ótimos profissionais. Nossa cidade precisa de ações como esta. Muitas vezes surgem vagas de trabalho e as pessoas não são qualificadas para a vaga”, enfatizou Andréa.

Todos os participantes que seguiram o cronograma dos três dias, receberam o certificado de conclusão do curso

Os certificados aos concluintes do curso foram entregues pelo Vice-Prefeito de Teófilo Otoni, José Roberto Corrêa; pelo Secretário Municipal de Economia Solidária, Trabalho e Emprego, Jonas Boa Ventura; o Secretário Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; Adilson Baia; e a Nutricionista Márcia Ribeiro Fonseca, da Rede SESI/MG de Educação.