Planejamento Orçamentário é tema de seminário para gestores públicos do município

Evento foi realizado através de parceria entre o Núcleo de Gestão Municipal e a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM)

A equipe de governo da Prefeitura de Teófilo Otoni participou do Mini Seminário de Administração

A equipe de governo da Prefeitura de Teófilo Otoni composta pelo prefeito Daniel Sucupira, secretários municipais, assessores de divisão de compra e licitação, participou na noite desta segunda-feira, 28/08, do Mini Seminário de Administração Pública, com o tema: “Noções de Planejamento Orçamentário”. O evento foi realizado  no auditório Cristal na Universidade Federal dos Vales Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), e teve a ministração do Professor Simão Pereira da Silva.

O objetivo do Seminário foi de explanar um pouco sobre a importância do planejamento orçamentário dos municípios

De acordo com o Núcleo de Gestão da Prefeitura, o objetivo do Seminário foi de explanar um pouco sobre a importância do planejamento orçamentário dos municípios.

Representando o poder legislativo estiveram presentes no evento os vereadores Fábio Lemes (presidente da Câmara Municipal) e Gilson Dentista.

Ana Maria de Oliveira falou da participação da gestão municipal no evento

A Secretária Executiva do Núcleo de Gestão Municipal, Ana Maria de Oliveira, falou da participação da gestão municipal no evento. “Como nós estamos na fase de elaboração do Plano Plurianual (PPA), que é um instrumento de planejamento e uma obrigação constitucional que a união, os estados e os municípios têm que cumprir no primeiro ano de governo, com validade até o primeiro ano do próximo governo, então nós queremos reforçar tudo aquilo que já vimos trabalhando desde o início da gestão sobre a importância de planejar. Convidamos o Professor Simão, que tem uma grande experiência em Gestão Pública, e que veio agregar a todo esse trabalho que estamos fazendo na administração municipal. É uma proposta do nosso governo essa parceria com a UFVJM e todas as instituições de ensino, justamente para levar a gestão pública como se leva na gestão privada, com seriedade, planejamento e colocar em prática tudo aquilo que nós planejamos”, destacou Ana Maria.

O Professor Simão Pereira, destacou que a ação foi uma iniciativa pioneira em que o setor público se aproxima da academia

O Professor Simão Pereira da Silva falou que a ação foi uma iniciativa pioneira, em que o setor público se aproxima da academia. Segundo ele, ter a academia como a avaliação crítica sobre o desempenho orçamentário ambos só têm a ganhar. “Nesse sentido nós trouxemos alguns argumentos para fazer suscitações que é qualificar o planejamento orçamentário do município, sobretudo a peça mais especifica: o orçamento público. As demandas do município são grandes e os recursos, especialmente nesse momento, estão precários. Então quanto mais qualificadas as ações, de forma articulada entre os lideres  de governo, maior o êxito. O que temos a analisar é o que foi colocado nas funções de governo, e como eles desempenharam nos últimos anos, com a finalidade de que se faça uma avaliação para direcionar outras ações no município. Não deve-se preocupar nesse momento em relação ao que foi feito. O importante é olhar para frente, embora a experiência anterior possa ajudar.  Há muitos desafios e as articulações dessas funções nas diversas secretarias podem contribuir para novos rumos do Município”- concluiu.