População e poder público se encontram para 12ª Conferência Municipal de Assistência Social

Com programação variada, evento reuniu pessoas de diversas faixas etárias para avaliação e elaboração de propostas no plano da assistência social em Teófilo Otoni

Após percorrer todos os cantos do município, incluindo distritos, na promoção de pré-conferências em conjunto com a população, a Prefeitura de Teófilo Otoni através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação e o Conselho Municipal de Assistência Social realizaram, no último sábado, 15/07, a 12ª Conferência Municipal de Assistência Social. O evento reuniu grande público durante um dia inteiro de atividades que se concentraram no auditório das Faculdades Doctum.

Autoridades que participaram da abertura do evento
Autoridades que participaram da abertura do evento

Antes de seguir com o programa específico que rege toda a conferência, como leitura do regimento, palestra, apresentação dos eixos temáticos, grupos de trabalho e plenárias, seguiu-se os protocolos formais com a composição da mesa de honra, Hino Nacional e pronunciamento das autoridades.  Atividades culturais também fizeram parte da programação, que incluiu apresentações musicais e teatrais de grupos compostos por crianças, adolescentes e idosos que participam dos serviços ofertados pela rede de assistência social do município.

O evento reuniu pessoas de diversas faixas etárias para avaliação e elaboração de propostas
O evento reuniu pessoas de diversas faixas etárias para avaliação e elaboração de propostas

O prefeito Daniel sucupira não pôde comparecer, mas gravou um vídeo em que justificou a ausência e desejou votos de um bom dia de trabalho a todos os conferencistas. O vice-prefeito, Dr. José Roberto Corrêa, participou da solenidade de abertura juntamente com a secretária municipal de assistência social, Eliane Moreira, a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), Lindaura Gomes, a diretora regional da Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (Sedese), Janice Tameirão, o assessor especial do Governo de Minas, Jorge Arcanjo, a coordenadora geral dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), Neuslete Esteves, o vereador Assis da Prefeitura, o defensor público Ubirajara Chaves e o palestrante do dia, o especialista em políticas públicas, José Crus.

Palestrante José Crus, tratou sobre o cenário atual e apresentou dados estatísticos da realidade de Teófilo Otoni
Palestrante José Crus, tratou sobre o cenário atual e apresentou dados estatísticos da realidade de Teófilo Otoni

Este último ministrou a palestra magna com o título “Garantia de Direitos no Fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS)”, em que tratou sobre o cenário atual, apresentou dados estatísticos da realidade de Teófilo Otoni e falou ainda sobre os desafios enfrentados para implementação das políticas do SUAS no Brasil. “Esse Sistema é recente, está presente em todo o território nacional e muito bem estruturado e organizado em Teófilo Otoni. Mas, diante do período em que vivemos no país, com a retirada em curso de direitos sociais e trabalhistas, esse momento em que nos reunimos para conferir e avaliar as políticas sociais em vigor no município torna-se também oportuno para que a sociedade diga não a esse retrocesso dos direitos conquistados”, salientou o palestrante.

Participantes destacam importância da conferência

A secretária municipal de assistência social, Eliane Moreira, destacou que as conferências se configuram também como momentos para que sejam apontados novos rumos com vistas ao aprimoramento da oferta dos serviços que integram o SUAS. “Ficamos muito felizes que os trabalhadores, os usuários, os estudantes universitários e os integrantes da rede de proteção social da cidade disseram sim ao nosso convite para discutirmos em conjunto a política de assistência social na nossa região.  E ver que a sociedade atendeu ao nosso chamamento mostra que esse encontro está de acordo com a linha de governo proposta pelo nosso prefeito Daniel Sucupira, defendendo a construção das políticas públicas com a participação popular”, destacou a secretária.

A presidente do CMAS, Lindaura Gomes, ficou muito satisfeita pela participação efetiva da sociedade
A presidente do CMAS, Lindaura Gomes, ficou muito satisfeita pela participação efetiva da sociedade

Quem também demonstrou total satisfação com o comparecimento dos munícipes na 12ª Conferência Municipal de Assistência Social foi a presidente do CMAS, Lindaura Gomes. “Em todas as 10 pré-conferências que realizamos nas áreas urbana e rural de Teófilo Otoni a adesão da comunidade foi muito efetiva. Então, fico muito grata e satisfeita de ver que a sociedade está realmente determinada a colaborar com o fortalecimento do SUAS e reivindicando cada dia mais seus direitos, além do empenho de toda a equipe da Secretaria Municipal de Assistência Social, que contribuiu muito para o sucesso dessa conferência”, pontuou Lindaura.

A estudante de Serviço Social, Nayra Soares, participou do início ao fim da conferência
A estudante de Serviço Social, Nayra Soares, participou do início ao fim da conferência

A estudante de Serviço Social, Nayra Soares, foi uma das centenas de pessoas que fizeram questão de participar do início ao fim da conferência. Ela acha a iniciativa muito importante, em especial para a grande massa de usuários dos serviços de assistência social, uma vez que visa a melhoria do SUAS. “Como estagiária no CRAS Oeste, eu vejo na prática que as políticas sociais voltadas para os cidadãos mais vulneráveis precisam de mudanças em todos os aspectos. Então eu espero que as propostas sugeridas aqui possam de fato se concretizar”, disse.

Ao final dos trabalhos, foram eleitos 10 delegados, divididos entre sociedade civil e poder público, que vão representar a cidade na Conferência Regional de Assistência Social, a qual envolverá 31 municípios e será realizada em Teófilo Otoni também.

No intervalo das atividades durante o dia de trabalho, a Secretaria de Assistência Social promoveu um almoço para todos os conferencistas. Os participantes tiveram um momento de lazer com música ao vivo na área das Faculdades Doctum.

Momento Cultural com usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos
Momento Cultural com usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos
Crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do distrito de Mucuri
Crianças do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do distrito de Mucuri

Apresentação de dança da Família Down
Apresentação de dança da Família Down

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *