Prefeito e secretários recebem homenagem na 8ª Feira dos Garimpeiros

Autoridades e demais personalidades do município foram agraciadas com a medalha Didi Tavares

O prefeito de Teófilo Otoni, Daniel Sucupira,  o vice-prefeito, Dr. José Roberto Corrêa, o secretário municipal de saúde, Tarcirlei Mariniello, o secretário de meio-ambiente, Adílson Pereira e o secretário de cultura, Fred Lopes, foram homenageados durante abertura da 8ª Feira dos Garimpeiros, na noite de quarta-feira, 16/08. Das mãos do presidente do Sindicato Nacional dos Garimpeiros, Robson de Andrade , eles receberam a medalha Didi Tavares, em frente à estátua de Teophilo Benedicto Otoni, na Praça Tiradentes. Considerado o pai dos garimpeiros, Didi Tavares foi, segundo o presidente Robson de Andrade, um sábio empírico, que nunca frequentou uma universidade.

Além do prefeito e secretários, outras 36 pessoas do município foram homenageadas, dentre políticos, militares, sacerdotes, educadores e comunicadores. Robson de Andrade fez um discurso saudosista e demonstrou sua gratidão pelos que compareceram ao momento solene. “Todos nós somos importantes, do piano ao triângulo, por isso fiz questão de convidar as maiores autoridades constituídas de Teófilo Otoni e outras pessoas de igual relevância como os representantes dos garimpeiros que aqui vieram. Essa Praça Tiradentes é o termômetro desta cidade, é o sustento, porque antigamente, através do minério de pedras preciosas, nós representávamos 70% da economia de Teófilo Otoni, e hoje, infelizmente, por causa das leis ambientais e por falta até de união da classe dos garimpeiros, que eu procuro organizar, não temos mais tanta representatividade”, pontuou.

Daniel Sucupira salientou que temos que resgatar o potencial produtivo da nossa cidade

Daniel Sucupira também destacou essa questão ao dizer que ao longo do tempo a cidade ficou com o título de Capital das Pedras Preciosas, mas perdeu o volume de produção. “Temos que resgatar nosso potencial produtivo. Ostentar o título de Capital Mundial das Pedras Preciosas é importante, mas queremos mais. Queremos o investimento, o apoio, queremos que o Governo Federal e o Governo de Minas olhem para nós com os olhos de que aqui existem pessoas que vivem dessa atividade produtiva para alimentar suas famílias”, salientou Sucupira.