Prefeitura entrega duas toneladas de sementes de feijão, milho e sorgo para agricultores rurais do município

Além das sementes, os agricultores rurais receberam ainda dois kits de feira e tendas para comercialização do Programa Feira Livre

Aquisição de barracas e jalecos para melhores condições dos feirantes expor seus produtos
Barracas e jalecos foram adquiridos para melhorar as condições do feirantes exporem seus produtos

Agricultores familiares de 40 comunidades rurais do município de Teófilo Otoni já estão sendo beneficiados com a obtenção de aproximadamente duas toneladas de sementes de milho, feijão e sorgo. As sementes foram adquiridas numa parceria entre Prefeitura de Teófilo Otoni por meio da Secretaria Municipal de Agropecuária e Abastecimento, com o Governo de Minas, via Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Sedinor/Idene). A distribuição das sementes começou na manhã da segunda-feira, 04/12, na sede do Sindicato dos Produtores Rurais, com a presença do prefeito Daniel Sucupira, do vereador Raulino Pinheiro e do secretário municipal de Agropecuária e Abastecimento, Sérgio Marcos Franca.

Sergio Franca disse que tem buscado a cada dia mais benefícios para os nossos produtores rurais
Sergio Franca disse que tem buscado a cada dia mais benefícios para os  produtores rurais da região

De acordo com o cronograma de distribuição do município, o prazo para a entrega é até o dia 15 de dezembro. O secretário Sergio Marcos, da pasta de Agropecuária e Abastecimento, revelou que durante o ano de 2017 mais de 250 hectares de terras foram preparados através do programa de pólo agrícola para o plantio no período chuvoso. “Também fizemos a aquisição de insumos para aumentar a fertilidade dos solos. Estamos trabalhando e buscado cada dia mais benefícios para os nossos produtores rurais. Renovamos o programa com a EMATER e estamos concretizando a aquisição de barracas e jalecos para os feirantes, fazendo com que tenham melhores condições de expor seus produtos. Conseguimos também o caminhão da agricultura familiar através do governo do Estado, que é usado para transportar os produtos dos agricultores”, explicou o secretário.

Cada produtor cadastrado no PAA foi contemplado com R$ 403 mil reais

Outra grande ação da Prefeitura e que também foi entregue na manhã de segunda-feira aos produtores rurais foi a contemplação através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do valor de R$ 403 mil reais. Cada produtor cadastrado no programa já saiu do evento com a autorização para retirar o cartão no Banco do Brasil. Os valores retirados correspondem ao montante de alimentos repassados pelos produtores por meio do PAA.

A Prefeitura de Teófilo Otoni conseguiu em parceria com uma rede de supermercados instalada no município que adquirisse a produção dos agricultores locais, aumentando a comercialização dos produtos produzidos na região. “Nós acreditamos que nesse primeiro ano conseguimos dar passos importantes para fomentar e fortalecer a agricultura familiar do nosso município”, destacou o secretário Sérgio Marcos.