Prefeitura promove Aula Inaugural do Curso Gratuito da Língua Brasileira de Sinais

A turma que se inscreveu para o Módulo Básico do Curso da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) ofertado gratuitamente pela Prefeitura de Teófilo Otoni se reuniu junto ao prefeito Daniel Sucupira e equipe da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia para a Aula Inaugural do curso. O evento aconteceu no Sind UTE, na quarta-feira, 11/03, marcando o início do período letivo 2020 das aulas dedicadas à linguagem das pessoas surdas.

Todos os pronunciamentos proferidos durante a Aula Inaugural foram traduzidos por uma profissional em LIBRAS, assim como os momentos de execução do Hino Nacional e a oração do Pai Nosso. Ao discursar, o prefeito Sucupira agradeceu e parabenizou os cursistas pelo interesse em aprender o método de comunicação dos surdos, ressaltando a grandiosidade de tal atitude. “Cumprimento os que não são surdos e se matricularam entendendo que a linguagem de sinais é fundamental, tanto no que diz respeito a uma estratégia profissional, como também a uma estratégia de inclusão e de promoção social”, pontuou o prefeito.

A secretária da pasta de Educação, Natália Galvão, evidenciou que o Curso Gratuito de LIBRAS cresceu muito ao longo dos 10 anos de existência no município. “De 30 vagas anuais desde quando começou, em 2019 nosso governo já ampliou para 120. Este ano, nos surpreendemos mais ainda com a demanda que ultrapassou a capacidade ofertada e aumentamos para 210 o número de vagas. Além disso, inovamos também em 2020 com a criação de 30 vagas para o Módulo Intermediário e a contratação de mais um profissional surdo”, enumerou Natália.

Na ocasião, a equipe coordenadora deu as orientações gerais sobre o curso aos participantes e os professores se apresentaram (em LIBRAS e com o auxílio de um tradutor) a todos. As aulas noturnas começam na segunda-feira, 16, na Escola Municipal Teodolindo Pereira.