Prefeitura vai levar campanha educativa de trânsito para escolas do município

Com o tema: Minha Escolha faz a Diferença no Trânsito, agentes da Prefeitura vão percorrer escolas para conscientização dos estudantes

Aconteceu no gabinete do prefeito Daniel Sucupira na tarde de terça-feira, 20/06, o lançamento da Campanha Municipal de Trânsito 2017 “Minha Escolha Faz a Diferença no Trânsito”. A ação foi desenvolvida pela Secretaria Municipal de Planejamento, por meio da Divisão de Trânsito e Transporte e representantes de diversos órgãos.

Os agentes do município vão visitar 27 escolas

Visando cumprir seu dever para com a educação no trânsito, a Divisão de Trânsito e Transportes do município está propondo um atendimento para as escolas da rede pública de ensino, principalmente as do ensino fundamental.

Os agentes do município vão visitar 27 escolas. Sete escolas municipais e as demais estaduais, onde serão abordados os temas sobre os problemas do dia a dia do trânsito e o que pode ser feito para melhorar essa situação no município.

A agente de trânsito, Enir Barroso( ao centro), disse que investir na educação é a melhor forma de conscientizar as pessoas

A agente de trânsito, Enir Barroso, disse que a Divisão de Trânsito e Transportes acredita que investir na educação é a melhor forma de conscientizar as pessoas, por isso a campanha vai começar pelas escolas. “Entre os dias 1º e 30 de agosto nós estaremos visitando as escolas. O dia 18 de agosto é o primeiro dia da semana nacional do trânsito, e nós estamos pedindo para as escolas escolherem algo para acrescentar à nossa Semana do Trânsito, na Praça Tiradentes. Pode ser uma oficina, teatro, parodia, exposição de painéis, maquetes, ou o que melhor atende as expectativas da escola. Mas gostaríamos da participação das escolas ativamente da  semana do trânsito”, ressaltou.

Ainda de acordo com a agente do município o projeto da Semana do Trânsito busca conscientizar a população quanto ao número de acidentes ocorridos em 2016.  “Foram mais de 90 atropelamentos e mais de 300 casos de acidentes envolvendo motocicletas na nossa cidade. Dos 90 atropelamentos, mais de 40 foram de menores, entre elas crianças. Nós estamos num país que é o quarto país do mundo que mais se mata no trânsito e Teófilo Otoni não esta fugindo à regra”, relatou Enir Barroso.

O Secretário Municipal de Planejamento, Tarcilei de Brito, ressaltou que o projeto visa implementar uma nova cultura entre os motoristas e pedestres da cidade. “Devemos trabalhar a conscientização no trânsito durante todo o ano, para que não seja esquecido o que é aplicado nas campanhas. Paralelo às varias ações nas escolas, vamos reforçar as sinalizações horizontais”, completou o secretário.

Daniel Sucupira salientou que devemos ter mais paciência, flexibilidade, e principalmente, o respeito à vida

O Prefeito Daniel  Sucupira destacou que é importante a comunidade entender a possibilidade de  compartilhamento do mesmo espaço nas vias públicas, sem violência e acidentes. “Devemos ter mais paciência, flexibilidade, e principalmente, o respeito à vida. Nosso trabalho educativo segue neste sentido, a segurança em primeiro lugar, respeitando e valorizando a vida sempre”, concluiu o prefeito.