Procon Municipal realiza, em conjunto com CDL e Sindcomércio, feira de negociação de dívidas

Foi a primeira vez que a entidade participou dessa ação que objetivou limpar o nome de pessoas em débito com empresas de todo o país

O Procon Municipal, vinculado à Prefeitura de Teófilo Otoni, participou este ano pela primeira vez do Feirão Limpe Seu Nome, em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e o Sindicato do Comércio  (Sindcomércio). A ação é promovida há algum tempo pela CDL e visa oferecer condições aos consumidores que estão em débito com empresas do comércio e prestação de serviços a quitarem suas contas e, assim, terem o nome retirado de órgãos de proteção ao crédito, como SPC e Serasa.

Inicialmente, era para o Feirão ter durado entre 20 e 22 de novembro, mas foi prorrogado até a última sexta, 24/11. Mais de 250 pessoas com interesse em recuperar o crédito na praça foram até a sede da CDL, onde foram atendidas por uma das três instituições engajadas na iniciativa, que intermediaram a negociação da dívida entre consumidor e empresa. As Farmácias Indiana, devido ao volume expressivo de clientes em situação de débito em Teófilo Otoni, requisitaram participar com um representante negociando diretamente com o consumidor.

Sérgio Macedo(à esquerda) disse que feira têm como objetivo ajudar inadimplentes com órgãos de proteção ao crédito

De acordo com o diretor da CDL, Sérgio Macedo, a pretensão da iniciativa foi facilitar a vida de quem tem o nome incluído em algum órgão de proteção ao crédito e preparar essas pessoas para que elas se tornem consumidoras e tenham um fim de ano melhor. “Isso é importante para o consumidor e para o comércio também. A gente sabe que no período das festas de Natal e Reveillon há um movimento maior de compras, então queremos favorecer isso a todos, e, o apoio do coordenador do Procon, Rafael Gusmão, foi definitivo nesse Feirão porque ele atuou numa esfera maior e conseguiu agregar grandes instituições e bancos no rol de empresas que intermediamos a negociação”, destacou Macedo.

O consumidor que adquire produtos ou serviços via crediário, cartão de crédito, financiamento, boleto bancário, e não efetua o pagamento, acaba ficando impedido de comprar novamente através dessas formas de pagamento por até cinco anos. No Feirão realizado em Teófilo Otoni, as pessoas que aderiram foram beneficiadas pelo perdão dos juros.

Segundo Rafael Gusmão do PROCON, a experiência de participação no Feirão Limpe Seu Nome foi positiva

Segundo o coordenador do Procon, Rafael Gusmão, a experiência de participação no Feirão Limpe Seu Nome foi positiva, uma vez que o órgão visou dar mais dignidade e tranquilidade para o povo da cidade e região. “Estivemos aptos para contatar empresas de pequeno e grande porte de Teófilo Otoni e de fora também, uma vez que temos acesso a uma plataforma que nos possibilita negociar com grandes empresários do país. Então, não podemos ficar inertes ao fato de termos um grande número de pessoas se endividando e fazendo aumentar a lista de inadimplentes no mercado, uma vez que isso reflete no orçamento familiar. Já está mais que comprovado que o endividamento e a falta de planejamento familiar trazem consequências maléficas para a sociedade”, pontuou Gusmão. A expectativa é que a parceria entre Procon, CDL e Sindcomércio se repita em 2018.