Secretaria Municipal de Saúde promove Dia D de Vacinação contra a Gripe

A data escolhida no meio da Campanha Nacional teve o intuito de mobilizar a população local para a vacinação contra a doença

O sábado de 13 de maio foi marcado pelo “Dia D” da Campanha de Vacinação contra a Gripe. Todos os postos e unidades de saúde do município estiveram abertos durante todo o dia para atendimento à população prioritária.

IMG_3116
Neste sádabo de 13 de maio, todos os postos e unidades de saúde do município estiveram abertos

O prefeito Daniel Sucupira esteve em um desses locais, na Unidade Básica de Referência (UBR) Vila Verônica, logo no início da manhã, em apoio ao Dia D da Campanha. “Convido a todos que ainda não vacinaram para não perderem essa oportunidade, uma vez que a campanha começou desde 17 de abril e dura até 26 de maio”, enfatizou o prefeito.

Na ocasião, o vice-prefeito e secretário municipal de saúde, Dr. José Roberto Corrêa enumerou quem faz parte do grupo prioritário com direito à vacina. “Pessoas com mais de 60 anos, profissionais da saúde, gestantes, mulheres em fase de amamentação no período de 45 dias, crianças entre seis meses e cinco anos, professores, indígenas, pessoas em privação de liberdade e os portadores de doenças crônicas com comorbidade (mais de uma doença acometida no mesmo paciente), desde que autorizadas por seu médico”, pontuou o secretário.

Segundo a coordenadora da Vigilância em Saúde do município, Martha Alves de Menezes, até dia 12 de abril 47,67% do público-alvo foi vacinado, o que corresponde a 14.738 pessoas num total de 30.917.

No Dia D, a enfermeira Larissa Mendonça dos Santos foi uma das primeiras a chegar à UBR Vila Verônica. Além de ser profissional da saúde, Larissa é gestante e ainda levou o filho de três anos. “Todos os anos eu procuro me vacinar
porque acho muito importante, tendo em vista que a gripe pode desencadear outras doenças mais graves”, salientou.

IMG_3117
A enfermeira Larissa Mendonça dos Santos, diz que todo ano procura se prevenir para evitar demais doenças

A coordenadora da Vigilância lembrou que a vacinação continua sem interrupção em todas as unidades de saúde até o dia 26 de maio. “A meta da secretaria de saúde é atingir 90% da população prioritária nessa campanha”, declarou Martha Alves.

IMG_3114