Universidade Federal promove Simpósio Integrado de Administração Pública em parceria com a Prefeitura de Teófilo Otoni

 Evento teve como objetivo promover debates e discussões sobre as políticas públicas do Brasil, nas esferas municipal, estadual e federal

 

A palestra principal ficou a cargo do Professor, Doutor Haruf Salmen Espindola
A palestra principal ficou a cargo do Professor, Doutor Haruf Salmen Espindola

“Os desafios do Administrador Público em tempo de crise”: com esse tema foi realizado nos dias 27 e 28 de outubro, o 3º Simpósio Integrado de Administração Pública (SINTAP), no Campus Mucuri da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). A abertura do evento contou com a participação cultural do grupo teatral In Cena. A palestra principal ficou a cargo do Professor/Doutor Haruf Salmen Espindola.

O primeiro dia do Simpósio terminou com lançamento da revista “Políticas e Segurança Social”, do Núcleo de Estudos em Políticas Públicas e Segurança Social da UFVJM, em parceria com a Universidade Federal de Viçosa (UFV).

Comparecerm cerca de 400 pessoas no Simpósio Integrado de Administração Pública
Compareceram cerca de 400 pessoas no Simpósio Integrado de Administração Pública

Com a presença de aproximadamente 400 pessoas, o evento contou ainda com a presença de alguns especialistas em gestão municipal que trouxeram exemplos práticos dos problemas enfrentados pela maioria das prefeituras, bem como iniciativas criativas, gestadas tanto na iniciativa privada quanto no setor público, para contornar esses problemas. O SINTAP teve a programação com atividades em diversos locais do Campus do Mucuri como no auditório master, no miniauditório e também nos laboratórios.

Daniel Sucupira ressaltou a importância da parceria entre a UFVJM e a Prefeitura
Daniel Sucupira ressaltou a importância da parceria entre a UFVJM e a Prefeitura

O prefeito de Teófilo Otoni, Daniel Sucupira, participou da abertura do Simpósio e ressaltou a importância da parceria entre a UFVJM e a Prefeitura para a capacitação que abrange a gestão municipal. “Os eventos técnico-científicos do modelo Sintap são de extrema importância para a construção do aprendizado e qualificação dos gestores públicos, pois oferecem amplos debates na área da administração, fortalecem a aplicação e criam um ambiente favorável para o surgimento de novos projetos. Mais que apenas conhecer conceitos básicos de gestão, esses profissionais conseguem avaliar situações e panoramas completos e encontrar oportunidades de crescimento”, destacou o prefeito.

Segundo Adriana Sá o momento foi de interação entre alunos e professores
Segundo Adriana Sá o momento foi de interação entre alunos e professores

De acordo com uma das organizadoras do evento, a professora coordenadora do curso de Administração Pública, modalidade à distância (EAD) da UFVJM, Adriana Sá, o momento também foi importante para a interação entre alunos, professores e profissionais da área. “O simpósio é o principal evento do curso de Administração Pública em EAD da UFVJM, e buscou oportunizar aos discentes a participação e o compartilhamento de saberes através das palestras, debates, mesa-redonda e das diversas oficinas disponibilizadas”, explicou Adriana.

 

Dentre as palestras e oficinas disponibilizadas, o SINTAP contou com a seguinte programação:

 

Oficinas:

  1. Orçamento Público Municipal (Prof. Simão Pereira da Silva – UFVJM)
  2. Educação Financeira (Prof. Marcos Valério Martins Soares – UFVJM)
  3. A comunicação escrita na Administração Pública (Profa. Neilane de Souza Viana – UFVJM)
  4. A aposentadoria urba  na e os aspectos da previdência social no Brasil (Guilherme Fernandes Magalhães – UFVJM)
  5. Análise e Avaliação de Políticas Públicas: um olhar direcionado para o controle social (Sidimara Cristina de Souza – UFF).

 

  1. Dilemas éticos e morais aplicados à vida (Prof.Welligton Costa de Oliveira – UFVJM).

 

Palestra: “Estratégias na Gestão Pública em tempos de crise”

Dr. Roberto de Jesus – Advogado, especialista em Administração Pública Municipal. Prefeito Município Nanuque.

 

  1. Desafios para o desenvolvimento local (Cirilo Jardim Bonfim – SEBRAE)
  2. Política Pública Educacional (Prof. João César de Souza Ferreira – UFVJM)
  3. Perdendo o medo de falar em público (Prof. Thiago Ribeiro Oliveira – UFVJM)
  4. Avaliação de Impacto: aplicando o Método do Propensity Score Matching (Prof. Ronan Pereira Capobiango – UFV)
  5. Dilemas éticos e morais aplicados à vida (Prof.Welligton Costa de Oliveira – UFVJM).

 

Mesa Redonda: “Mesa Redonda Ações Institucionais no contexto de Crise”

  • Leonardo Ricardo Araújo Alves– Procurador Federal, professor Universitário Curso direito.Tema: O parcelamento de dívidas previdenciárias dos municípios: aspectos controvertidos da Lei nº 13.485/2017
  • Fábio Marinho dos Santos– Tenente Coronel Fábio Marinho dos Santos – Comandante do 19º Batalhão da Polícia Militar; Especialista em Ciências Criminais; Mestre em Administração; Doutorando em Ciências Jurídicas. Tema: A responsabilidade dos municípios com a segurança pública
  • Arivaldo Rodrigues da Silva – Chefe Administração Fazendária Teófilo Otoni – Secretaria de Estado da Fazenda de Minas Gerais Tema:A formação do PIB dos municípios.
  • AJanaina Mendonça Pereira – Bióloga e Mestre em Tecnologia, Ambiente e Sociedade. Chefe Regional Nordeste do IEF. Tema:“Desafios e oportunidades para gestão ambiental no Vale do Mucuri, com ênfase na escassez hídrica”.

Mediador: Prof. Dr. Marcio Achtschin Santos – UFVJM

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *